1
|
IFRN |
Índice de Eficiência Acadêmica – Concluintes |
IEAC (TCU) |
Quantificar a eficiência das ofertas educacionais da Instituição, através da relação entre o número de alunos concluintes e o número de alunos ingressantes nas respectivas turmas. |
Institucional |
(AC_OR/AIC_OR)*100 |
2
|
IFRN |
Relação Ingressos/Aluno |
RI/A (TCU) |
Quantificar a taxa de ingressantes, relacionada ao total de alunos |
Institucional |
(AI_OR/AM_OR)*100 |
3
|
IFRN |
Número de discentes encaminhados para Estágio |
Estg_dis |
Acompanhar a efetividades das ações das coordenações de extensão em relação ao encaminhamento de estágios e jovens aprendizes às empresas. |
Institucional |
Estg_dis |
4
|
IFRN |
Percepção sobre a instituição (Portal-externa) |
Percep |
Captar a percepção do público externo sobre a instituição |
Institucional |
Percep |
5
|
IFRN |
Índice de satisfação com a instituição |
IS |
Captar a percepção do público interno sobre a satisfação acerca da instituição, mensurada pelas respostas ao indicador “Satisfação geral em relação à instituição” da Autoavaliação Institucional |
Institucional |
IS |
6
|
IFRN |
Quantidade de escolas apoiadas em programas de melhoria da qualidade da educação básica (desdobramento por município) |
PMEBas |
Quantificar o alcance da ação institucional em programas de melhoria da qualidade da educação básica pública (PIBID e Programa Residência Pedagógica) |
Institucional |
EPRP + EPIBID |
7
|
IFRN |
Implantação do Plano de economia, uso eficiente e reuso da água dos Campi do IFRN (PeuÁgua) |
PeuÁgua |
Promover o melhor uso dos recursos naturais nos campi do IFRN, bem como conscientizar servidores, alunos e comunidade externa da importância de se preservar tais recursos, através de um plano de economia, uso eficiente e reuso de água (documento técnico com ações a serem implementadas para economia e uso eficiente de água). O indicador consiste na razão entre as ações previstas e efetivamente executadas pela quantidade total de ações previstas. |
Institucional |
(AiPA/ApPA)*100 |
8
|
IFRN |
Implantação do Plano de economia e uso eficiente da energia elétrica dos Campi do IFRN (PeuEnergia) |
PeuEnergia |
Promover o melhor uso dos recursos naturais nos campi do IFRN, bem como conscientizar servidores, alunos e comunidade externa da importância de se preservar tais recursos, através de um plano de economia e uso eficiente da energia elétrica (documento técnico com ações a serem implementadas para economia e uso eficiente de energia, dentre outros). O indicador consiste na razão entre as ações previstas e efetivamente executadas pela quantidade total de ações previstas. |
Institucional |
(AiPE/ApPE)*100 |
9
|
IFRN |
Índice de Efetividade Acadêmica por Modalidade de Ensino |
IEfet |
Resultado deste indicador não depende da duração do curso nem da taxa de crescimento da matricula no período. Apresenta assim o percentual de concluintes dentro do prazo em relação à previsão de concluintes para o período. Em uma situação hipotética onde todos os alunos ingressantes de uma instituição concluem o seu curso no prazo previsto, o resultado desse indicador será 100. |
Institucional |
(CONCLUIDOS_PRAZO/PREVISTOS)*100 |
10
|
IFRN |
Índice de Eficácia da Instituição |
IEcI (MEC) |
Quantificar a eficiência das ofertas educacionais da Instituição, através da relação entre o número de alunos concluintes e o número de vagas ofertadas no processo seletivo para suas respectivas turmas. |
Institucional |
(AC_OR/AICOR_OR)*100 |
11
|
IFRN |
Índice de Eficiência da Instituição |
IEnI (MEC) |
Aferir a taxa de ocupação das vagas |
Institucional |
(AM_OR/AICOR_OR)*100 |
12
|
IFRN |
Índice de Permanência e Êxito |
IPE |
Medir a permanência e o êxito dos estudantes da instituição a partir do somatório da Taxa de Conclusão e da Taxa de Matrícula Ativa Regular. Este indicador mede a permanência e o êxito dos estudantes da instituição a partir do somatório da Taxa de Conclusão e da Taxa de Matrícula Continuada Regular. Quanto menor for o número de matrículas finalizadas sem êxito, e menor for o número de matrículas retidas, mais o resultado desse indicador se aproximará de 100%. |
Institucional |
((CONCLUIDOS/ATENDIDOS)+(CONTINUADOS_REGULARES/ATENDIDOS))*100 |
13
|
IFRN |
Taxa de Matrícula Ativa Retida (por modalidade de ensino) |
TMCRt |
Este indicador mede o percentual de matrículas retidas que ao final de cada período analisado continuam ativas em relação ao total de matrículas atendidas. O resultado deste indicador possui relação direta com a duração dos cursos. Este indicador é influenciado pela taxa de crescimento das matrículas no período. Somado aos indicadores TE, TC e TMCRg, contempla todas as matrículas atendidas da instituição no ano, totalizando 100%. |
Institucional |
(CONTINUADOS_RETIDOS/ATENDIDOS)*100 |
14
|
IFRN |
Taxa de Matrícula Ativa Regular (por modalidade de ensino) |
TMCRg |
Este indicador mede o percentual de matrículas que ao final de cada período analisado continuam ativas, sem retenção em relação ao total de matrículas atendidas. O resultado deste indicador possui relação direta com a duração dos cursos. Este indicador é influenciado pela taxa de crescimento das matrículas no período. Somado aos indicadores TE, TC e TMCRt contempla todas as matrículas atendidas da instituição no ano, totalizando 100%. |
Institucional |
(CONTINUADOS_REGULARES/ATENDIDOS)*100 |
15
|
IFRN |
Taxa de Evasão (por modalidade de ensino) |
TE |
Este indicador mede o percentual de matrículas finalizadas evadidas em relação ao total de matrículas atendidas. Este indicador mede o percentual de matrículas finalizadas evadidas em relação ao total de matrículas atendidas. O resultado deste indicador possui relação direta com a duração dos cursos. Este indicador é influenciado pela taxa de crescimento das matrículas no período. Somado aos indicadores TC, TMCRg e TMCRt, contempla todas as matrículas atendidas da instituição no ano, totalizando 100%. |
Institucional |
(EVADIDOS/ATENDIDOS)*100 |
16
|
IFRN |
Taxa de Conclusão (por modalidade de ensino) |
TC |
Medir o percentual de conclusão em relação ao total de matrículas atendidas. O resultado deste indicador possui relação direta com a duração dos cursos e com a quantidade de vagas ofertadas em cada período de análise. Por exemplo, em um curso com duração de 4 anos, que oferta em todos os períodos a mesma quantidade de vagas, e todos os alunos concluem no prazo, o resultado será de 25%, ou seja, este indicador somente atingirá 100% em curso com início e término no mesmo ano. Por este motivo, não é recomendável analisá-lo de maneira isolada, mas em conjunto com os indicadores TE, TMCRg e TMCRt, tendo em vista que os cinco indicadores somados contemplam todas as matrículas atendidas da instituição no ano, totalizando 100%. |
Institucional |
(CONCLUIDOS/ATENDIDOS)*100 |
17
|
IFRN |
Índice de Retenção do Fluxo Escolar |
IRFE (TCU) |
Identificar o percentual de retenção dos alunos |
Institucional |
(AR_OR/AM_OR)*100 |
18
|
IFRN |
Relação Candidato/Vaga |
RC/V(TCU) |
Identificar o nível de interesse da clientela escolar da região |
Institucional |
(I/VO) |
19
|
IFRN |
Relação Concluintes/Aluno |
RC/A(TCU) |
Quantificar a taxa de concluintes relacionada ao total de alunos |
Institucional |
(AC_OR/AM_OR)*100 |
20
|
IFRN |
NACTT-IFRN |
NACTT |
NACTT |
Institucional |
NTATT * 2 |
21
|
IFRN |
Número de TCCs - PPG lato |
TCCl |
Medir a produção de TCCs dos PPG lato |
Institucional |
TCCl |
22
|
IFRN |
Quantidade de projetos de pesquisa e inovação com parcerias com entidades externas |
QPPE |
Quantificar os projetos de pesquisa aplicadas a inovação em desenvolvidos em conjuntos com entidades externas |
Institucional |
QPPE |
23
|
IFRN |
Número de visitas a organizações (cadastradas no SUAP). |
VIS |
Ampliar a divulgação dos cursos e do perfil dos profissionais formados pela Instituição, assim como prospectar oportunidades (estágio, jovem aprendiz, empregos, etc.) e demandas tecnológicas do setor produtivo. |
Institucional |
VIS |
24
|
IFRN |
Grau de Envolvimento em Extensão (GEE) por categorias - TAE |
GEE_TAE |
Acompanhar o nível de envolvimento de técnicos-administrativos em projetos de extensão, em relação ao pessoal total |
Institucional |
(TAEE/TAE)*100 |
25
|
IFRN |
Grau de Envolvimento em Extensão (GEE) por categorias - docente |
GEE_doc |
Acompanhar o nível de envolvimento de docentes em projetos de extensão, em relação ao pessoal total |
Institucional |
(DEE/DO)*100 |
26
|
IFRN |
Número de projetos de extensão |
PEX |
Acompanhar a evolução do número de projetos de extensão cadastrados no SUAP e realizados com êxito por meio das políticas de extensão do IFRN. |
Institucional |
PEX |
27
|
IFRN |
Índice de Capacitação em competências estratégicas mapeadas |
ICCEM |
Elevar o nível de adequação dos servidores às atribuições de seus cargos e funções. |
Institucional |
(CAPCOM_serv/COMP_serv)*100 |
28
|
IFRN |
Percentual de criação e implantação da Política de Gestão de Processos |
PGPr |
Garantir a padronização dos principais processos da instituição. Visa apresentar o progresso da execução de projeto estratégico para implantação da Política de Gestão de Processos. |
Institucional |
(NEPC/NTEP)*100 |
29
|
IFRN |
Percentual de servidores com competências mapeadas |
COMP |
Identificar o nível de adequação dos servidores às atribuições de seus cargos e funções. |
Institucional |
(COMP_serv/SAP)*100 |
30
|
IFRN |
Percentual de classificação de risco de processos internos mapeados |
CRP |
Identificar processos com impacto negativo nos objetivos estratégicos institucionais. Uma vez que forem identificados os diagramas de processos com maior potencial de risco, os mesmos deverão ter seus riscos avaliados. Este indicador mensurará quantos processos tiveram seus riscos classificados e quantificados. |
Institucional |
(PPRC/PPM)*100 |
31
|
IFRN |
Implantação dos Planos Diretores de Infraestrutura (PDInfra) |
PDInfra |
Promover o correto uso e ocupação dos Campi do IFRN, assim como planejar as obras de melhoria e ampliação dos mesmos, através de um plano para cada unidade (documento técnico com orientações que nortearão o seu desenvolvimento e expansão física, dentre outras coisas). O indicador consiste na razão entre os planos diretores efetivamente elaborados e implementados pela quantidade total de unidades. |
Institucional |
(PDInfra_UNID/UNID)*100 |
32
|
IFRN |
Índice de disponibilidade dos sistemas de informação do IFRN |
IDS |
Mensurar o tempo em que os sistemas do IFRN estão disponíveis para utilização |
Institucional |
IDS |
33
|
IFRN |
Percentual de recursos captados na iniciativa privada (receita própria) |
RCIP |
Identificar o montante de recursos privados captados e os recursos recebidos através da LOA, excluído as despesas de pessoal e benefícios. Confrontar a arrecadação realizada através de Guia de Recolhimento da União (GRU), com recursos LOA destinados ao funcionamento das unidades, comparando os totais executados |
Institucional |
(RECCAPT/20RL_LOA)*100 |
34
|
IFRN |
Índice de geração de energia a partir de fontes renováveis |
IGER |
Identificar a relação entre a energia gerada e consumida na unidade, ou seja, o quanto do total consumido foi gerado a partir da fonte renovável solar, com a tecnologia fotovoltaica. Reduzir a dependência de fornecimento externo de energia elétrica, complementando a demanda através da geração de energia própria via fontes renováveis. |
Institucional |
(EEFR_GERADA/EET_CONS)*100 |
35
|
IFRN |
Percentual de servidores ativos afastados para tratamento de saúde - até 15 dias |
TS_ate15 |
Número de servidores afastados para tratamento da própria saúde - até 15 dias |
Institucional |
(ATS_ate15/SAP)*100 |
36
|
IFRN |
Índice de cumprimento de ações do NAPNE e NEABI |
INANE |
Acompanhar a atuação dos núcleos na promoção da cultura de inclusão por meio dos planos de ação de cada campus, calculando ações realizadas/ações planejadas |
Institucional |
(NANE_ATENDIDAS/NANE_SOLICITADAS)*100 |
37
|
IFRN |
Número de dissertações e teses - PPG stricto |
DTs |
Medir a produção de dissertações e teses dos PPG stricto |
Institucional |
DTs |
38
|
IFRN |
Índice de Titulação do Corpo Docente - PPG stricto |
ITCDs |
Quantificar a titulação do corpo de professores que atuam na pós-graduação |
Institucional |
((Gs * 1) + (As * 2) + (Es * 3) + (Ms * 4) + (Ds * 5)) / (Gs + As + Es + Ms + Ds) |
39
|
IFRN |
Indicador Acumulado de Publicações técnico-científicas - PPG stricto |
IPTCs |
Este indicador serve para medir a quantidade de publicações dos servidores de programas de pós-graduação stricto sensu do IFRN. Ele leva em consideração as seguintes publicações: artigos publicados em revistas, livros ou capítulos de livros e artigos/resumos expandidos publicados em anais de eventos |
Institucional |
((35*NAs)+(35*NLs)+(20*NTs)+(10*NRs))/((35+35+20+10)*SAPs) |
40
|
IFRN |
Alunos Matriculados por Renda per Capita Familiar |
RFP |
Caracterização socioeconômica do público discente em atendimento ao decreto 7234/2010 |
Institucional |
(RFP_faixa_1) |
41
|
IFRN |
Participações em eventos internacionais dentre total em mobilidade |
PEI |
Acompanhar o número de servidores e discentes envolvidos em eventos no exterior. Quantidade de servidores e alunos participantes de congressos, palestras, exposições, fóruns, olimpíadas de conhecimento e outros eventos de ensino, pesquisa e extensão no exterior, dentre aqueles que se encontram em mobilidade internacional (enviados e recebidos). |
Institucional |
(PEI_serv_disc/MI_E1)*100 |
42
|
IFRN |
Índice de mobilidade internacional - pessoal recebido |
IMI_rec |
Acompanhar o número de servidores e discentes envolvidos em atividades de intercâmbio (mobilidade internacional) recebidos. |
Institucional |
IMI_rec |
43
|
IFRN |
Índice de mobilidade internacional - servidores em intercâmbio |
IMI_serv |
Acompanhar o número de servidores e discentes envolvidos em atividades de intercâmbio (mobilidade internacional), enviados (por países) e recebidos. |
Institucional |
(MI_serv/SAP_E1)*100 |
44
|
IFRN |
Quantidade de ativos de propriedade intelectual e parcerias realizadas como resultado de inovação tecnológica |
NRPI |
Infornar o quantitativo de ativos de propriedade intelectual (PI) protegido pelo IFRN e parceiros |
Institucional |
NRPI |
45
|
IFRN |
Quantidade de projetos de pesquisa e inovação |
PPI |
Quantificar a produção de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidas nos campi do IFRN |
Institucional |
PPI |
46
|
IFRN |
Ações relevantes de empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária e criativa |
EMPCESC |
Acompanhar o fortalecimento da cultura do empreendedorismo, cooperativismo, economia solidária e criativa na instituição. |
Institucional |
EMPCESC |
47
|
IFRN |
Grau de Envolvimento em Extensão (GEE) por categorias - discente técnico e superior |
GEE_dis |
Acompanhar o nível de envolvimento de discentes em projetos de extensão, em relação ao pessoal total |
Institucional |
(DISCEE/(AMTEC+AMGRAD))*100 |
48
|
IFRN |
Percentual de projetos de ação social |
PAS_EX |
Verificar, em relação ao total de projetos de extensão, qual percentual destes são de "cunho social" ou ações de relevância social, tendo em vista atendimento a acordos de metas e perfil de ações extensionistas. |
Institucional |
(PAS/PEX)*100 |
49
|
IFRN |
Percentual de servidores ativos afastados por acidentes ou doenças profissionais |
ADP |
Reduzir o número de dias de afastamentos por acidentes ou doenças profissionais |
Institucional |
(ADP_serv/ATS_total)*100 |
50
|
IFRN |
Número de projetos de cooperação internacional (com e sem financiamento externo) |
PCI |
Fomentar parcerias institucionais em nível internacional e acompanhar o número de projetos de cooperação em andamento. Verificação junto aos demandantes de acordos de cooperação internacionais vigentes no IFRN (coordenadores locais de projetos internacionais) a respeito da execução de projetos de cooperação internacional decorrentes dos respectivos acordos de cooperação. |
Institucional |
PCI |
51
|
IFRN |
Índice de mobilidade internacional - discentes em intercâmbio |
IMI_dis |
Acompanhar o número de discentes envolvidos em atividades de intercâmbio (mobilidade internacional). |
Institucional |
(MI_disc/AM_OR_E1)*100 |
52
|
IFRN |
Percentual de processos prioritários com riscos reduzidos ou mitigados |
PRRM |
Identificar processos mapeados que obtiveram redução ou mitigação de riscos. Uma vez identificados os diagramas de processos com maior potencial de risco, este indicador mensurará quantos processos sofreram intervenção para redução ou mitigação de riscos. |
Institucional |
(PPMMit/PPRC)*100 |
53
|
IFRN |
Implantação dos Planos de inspeção e manutenção preventiva das edificações (I&M) |
I&M |
Diagnosticar e planejar as manutenções necessárias nas edificações do IFRN, objetivando prolongar suas vidas úteis. Será elaborado um plano de inspeção e manutenção para cada campus (documento técnico com orientações sobre e cronogramas com as intervenções de engenharia necessárias para a manutenção da infraestrutura física). O indicador consiste na razão entre os planos de manutenção efetivamente elaborados e implementados pela quantidade total de campi. |
Institucional |
(I&M_UNID/UNID)*100 |
54
|
IFRN |
Índice de disponibilidade de conexão com a Internet do IFRN |
IDCI |
Mensurar a disponibilidade da conexão do IFRN com a Internet. Indica o tempo em que o a conexão principal do IFRN com a Internet esteve disponível. Se refere ao link principal do Data Center do IFRN (Rede Giga Natal). |
Institucional |
IDCI |
55
|
IFRN |
Índice de Gastos com Contratos Continuados |
IGCC |
Identificar o nível de comprometimento dos recursos executados na unidade com contratos continuados. Monitorar os gastos com contratos continuados e os recursos recebidos através da LOA, excluídas as despesas de pessoal e benefícios, assistência estudantil e arrecadação própria. |
Institucional |
(GCC/GTO_LOA)*100 |
56
|
IFRN |
Desdobramentos dos índices de permanência e êxito para discentes com NEE. |
IPE-NEE |
Medir a permanência e o êxito dos estudantes NEE da instituição a partir do somatório da Taxa de Conclusão e da Taxa de Matrícula Ativa Regular |
Institucional |
((CONCLUIDOS_NEE+CONTINUADOS_REGULARES_NEE)/(ATENDIDOS_NEE))*100 |
57
|
IFRN |
Percentual de recursos captados no setor público |
RCSP |
Aferir a relação entre o total de recursos públicos captados e executados por destaque orçamentário e os recursos recebidos através da LOA, excluído as despesas de pessoal e benefícios. Confrontar recursos extra orçamentários, captados através de Termos de Execução Descentralizada, com recursos inicialmente planejados e aprovados na LOA para o IFRN, comparando seus totais executados. O objetivo é identificar o percentual do total executado referente a recursos não LOA extra orçamentários para o IFRN. |
Institucional |
(DEST_EXEC/LOA_EXEC)*100 |
58
|
IFRN |
Percentual de servidores ativos afastados para tratamento de saúde - acima 15 dias |
TS_15mais |
Diagnosticar quantitativamente os afastamentos para tratamento de saúde (mais de 15 dias por servidor). |
Institucional |
(ATS_15mais/SAP)*100 |
59
|
IFRN |
Indicador Acumulado de Publicações técnico-científicas |
IPTC |
Este indicador serve para medir a quantidade de publicações dos servidores do IFRN. Ele leva em consideração as seguintes publicações: artigos publicados em revistas, livros ou capítulos de livros e artigos/resumos expandidos publicados em anais de eventos. |
Institucional |
(((35 * NA) + (35 * NL) + (20 * NT) + (10 * NR)) / ((35+35+20+10) * SAP))*100 |
60
|
IFRN |
Índice de Titulação do Corpo Docente - PPG lato |
ITCDl |
Indicador da titulação dos professores envolvidos em programas de pós-graduação lato sensu do IFRN |
Institucional |
((Gl * 1) + (Al * 2) + (El * 3) + (Ml * 4) + (Dl * 5)) / (Gl + Al + El + Ml + Dl) |
61
|
IFRN |
Quantidade de ativos de propriedade intelectual e parcerias realizadas como resultado de inovação tecnológica - PPG stricto |
APIs |
Quantificar o número de ativos de propriedade intelectual e parcerias advindos da pós-graduação stricto |
Institucional |
APIs |
62
|
IFRN |
Percentual de alunos com caracterização atualizada |
Carac_dis |
Caracterização socioeconômica do público discente em atendimento ao Decreto 7234/2010. Representa o conjunto de informações relacionadas às condições de vida dos estudantes nos aspectos sociais (família, condições de saúde, moradia, transportes); econômicos (renda familiar e per capita); além das informações sobre acesso a bens e serviços (computadores, smartphones, entre outros). |
Institucional |
(ACARAC/(AMEAD_OR+AMTEC_OR+AMGRAD_OR))*100 |
63
|
IFRN |
Número de eventos científicos, culturais, artísticos e tecnológicos realizados |
ETC |
Quantidade de eventos técnico-científico e cultural que ocorrem nos campi do IFRN |
Institucional |
ETC |
64
|
IFRN |
Percentual de alunos com perfil de vulnerabilidade socioeconomica atendidos nos programas - alunos afrodescendentes, indígenas e quilombolas + NEE e transtornos funcionais específicos) |
Vul_q_dis |
Percentual de alunos com perfil de vulnerabilidade socioeconomica atendidos nos programas - alunos afrodescendentes, indígenas e quilombolas + NEE e transtornos funcionais específicos) |
Institucional |
(AVCARAC_q/AVCARAC)*100 |
65
|
IFRN |
Participações em eventos internacionais com apoio financeiro |
PEI_AP |
Contagem absoluta do número de alunos/servidores do IFRN envolvidos em eventos internacionais, considerando o edital de fomento a participação em eventos (apoio financeiro). |
Institucional |
PEI_AP |
66
|
IFRN |
Gastos Correntes por Aluno |
GCA |
Identificar a relação entre o total executado na instituição, com despesas de pessoal e de custeio que direta ou indiretamente contribuíram para as atividades de administrativas e acadêmicas, confrontando com o número de alunos equivalentes, no exercício corrente, ou seja, apresentar o valor aplicado por aluno, desconsiderando despesas de capital e pagamento de aposentados e pensionistas. |
Institucional |
(fGCO/AEQ) |
67
|
IFRN |
Percentual de Gastos com Investimentos |
GI (TCU) |
Identificar a capacidade da instituição em realizar investimentos. Realizar acompanhamento dos gastos correntes e outros custeios, com pessoal e inversões financeiras buscando a ampliação dos gastos com investimentos. |
Institucional |
(fGCI/fGTO)*100 |
68
|
IFRN |
Percentual de Gastos com outros Custeios |
GOC (TCU) |
Identificar o total destinado pela instituição para gastos de custeio, excluindo os benefícios pagos aos servidores. Realizar acompanhamento dos gastos correntes e outros custeios, com pessoal e inversões financeiras buscando a ampliação dos gastos com investimentos. |
Institucional |
(fGOC/fGTO)*100 |
69
|
IFRN |
Percentual de Gastos com Pessoal |
GP (TCU) |
Identificar o comprometimento do total executado pela instituição com gastos de pessoal e benefícios pagos a servidores. Realizar acompanhamento dos gastos correntes e outros custeios, com pessoal e inversões financeiras buscando a ampliação dos gastos com investimentos. |
Institucional |
(fGPE/fGTO)*100 |
70
|
IFRN |
Percentual de vagas em cursos PROEJA |
PVEJA (MEC) |
Quantificar o percentual de vagas ofertadas para o PROEJA, de acordo com o previsto no art. 2º do Decreto nº 5.840/2006 e observado o disposto na Portaria nº 818/2015-MEC e na Portaria nº 25/2015-SETEC/MEC |
Institucional |
(AEQ_PROEJA/AEQ)*100 |
71
|
IFRN |
Percentual de vagas em cursos de formação de professores |
PVFor (MEC) |
Quantificar o percentual de vagas em cursos de formação de professores, de acordo com o previsto no art. 8º da Lei nº 11.892/2008 e observado o disposto na Portaria nº 818/2015-MEC e na Portaria nº 25/2015-SETEC/MEC |
Institucional |
(AEQ_DOCENTE/AEQ)*100 |
72
|
IFRN |
Percentual de vagas em cursos técnicos |
PVTec (MEC) |
Quantificar o percentual de vagas em cursos técnicos, de acordo com o previsto no art. 8º da Lei nº 11.892/2008 e observado o disposto na Portaria nº 818/2015-MEC e na Portaria nº 25/2015-SETEC/MEC |
Institucional |
(AEQ_TECNICO/AEQ)*100 |
73
|
IFRN |
Índice de Titulação do Corpo Docente |
ITCD (TCU) |
Quantificar a titulação do corpo de professores com atribuição de pesos por título (graduado, aperfeiçoado, especialista, mestre e doutor). |
Institucional |
(((G*1)+(A*2)+(E*3)+(M*4)+(D*5))/(G+A+E+M+D)) |
74
|
IFRN |
Relação de Alunos/Docente em Tempo Integral |
RA/DTI (TCU) |
Quantificar o número de alunos por docente em tempo integral |
Institucional |
(AM_OR/(DDESF+D40SF+(D20SF/2))) |
75
|
IFRN |
Percentual de cursos presenciais com carga horária a distância |
CPCHEAD |
Identificar, dentre os cursos presenciais, aqueles que possuem disciplinas ministradas a distância, dentro dos limites legais. |
Institucional |
(COPRES_CHEAD/COPRES)*100 |
76
|
IFRN |
Percentual de matrículas EAD (fomento externo) |
FE_EAD |
Identificar a cobertura de oferta EAD dentre as demais, diferenciando-se pelas matrículas ordinárias e extraordinárias |
Institucional |
(AMEAD_EX/AM_EX)*100 |
77
|
IFRN |
Percentual de matrículas EAD (fomento próprio) |
FP_EAD |
Identificar a cobertura de oferta EAD dentre as demais, diferenciando-se pelas matrículas ordinárias e extraordinárias |
Institucional |
(AMEAD_OR/AM_OR)*100 |
78
|
IFRN |
Percentual de cursos de oferta ordinária na modalidade EaD |
CEad (MEC) |
Quantificar a proporção de cursos de oferta ordinária na modalidade EaD. |
Institucional |
(COEAD_OR/COEAD)*100 |
79
|
IFRN |
Índice de atendimento de discentes com necessidades educacionais específicas (desdobramento por tipo de necessidade). |
INEE |
Cumprir as determinações da Lei Brasileira de Inclusão no que tange às adaptações e recursos necessários para a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas, por meio do cálculo de ações atendidas/ações solicitadas |
Institucional |
(NEE_ATENDIDOS / NEE) * 100 |
80
|
IFRN |
Número de discentes encaminhados para Programa de Aprendizagem |
Apr_dis |
Acompanhar a efetividades das ações das coordenações de extensão em relação ao encaminhamento de estágios e jovens aprendizes às empresas. |
Institucional |
Papr_dis |
81
|
IFMG |
NACTT |
NACTT |
NACTT |
Institucional |
NTATT * 2 |
82
|
MEC |
Percentual de ativos de propriedade intelectual licenciados ou transferidos em relação à totalidade dos produtos tecnológicos que resultaram em ativos de propriedade intelectual |
PERC_APILT |
Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de ativos de propriedade Intelectual licenciados ou transferidos, até o fim do exercício anterior, em relação à totalidade dos produtos tecnológicos institucionais que resultaram em ativos de propriedade intelectual. |
Rede |
(PTLT/TPTI)*100 |
83
|
MEC |
QUANTIDADE DE PESSOAS ATENDIDAS PELAS AÇÕES DE EXTENSÃO |
PAAE |
Mensurar a quantidade de pessoas atendidas por ações de extensão, independentemente da modalidade (Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço), e se foi de forma direta ou indireta. |
Rede |
(NAPP+NACE+NAPS) |
84
|
MEC |
PERCENTUAL DE SERVIDORES ENVOLVIDOS EM AÇÕES DE EXTENSÃO |
PERC_NSE |
Mensurar a porcentagem de servidores(as) envolvidos em ações de extensão, independentemente da modalidade (Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço) e do tipo de participação na equipe executora (membro, orientação, coordenação ou coorientação). |
Rede |
((NDE+NTEA)/NTS)*100 |
85
|
MEC |
PERCENTUAL DE AÇÕES DE EXTENSÃO DESTINADAS À INCLUSÃO DE POPULAÇÃO VULNERÁVEL |
PERC_AEV |
Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço) relacionadas à inclusão de população vulnerável. |
Rede |
(NAVS/NAE)*100 |
86
|
MEC |
Número de empreendimentos beneficiados pelos ambientes de inovação |
NEAHI |
Este indicador tem como objetivo mensurar a totalidade de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos ambientes promotores de inovação (parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e de empreendimentos gerados e/ou atendidos pelos habitats de inovação (incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking). |
Rede |
(NEGAPI+NEAAPI+NEGHI+NEAHI) |
87
|
MEC |
Quantidade de ambientes promotores e habitats de inovação |
TAHI |
Este indicador tem como objetivo quantificar o total de ambientes promotores de inovação (exemplo: parques, polos, cidades inteligentes, distritos de inovação) e habitats de inovação (exemplo: incubadoras, aceleradoras, espaços makers, startups, spin-off, espaço coworking). |
Rede |
(NAPI+NHI) |
88
|
MEC |
Quantidade de acordos e contratos de transferência de tecnologia e/ou know how para a sociedade |
NACTT |
Este indicador tem como objetivo quantificar o total de acordos e contratos que geraram transferência de tecnologia e/ou know how para a comunidade (local, regional e nacional). |
Rede |
(NTATT+NTCTT) |
89
|
MEC |
QUANTIDADE DE ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL |
TPTPI |
Este indicador tem como objetivo quantificar o total de produtos e processos tecnológicos que
geraram depósitos de patentes de inovação ou modelo de utilidade e registros de marca; desenho industrial; cultivar; topografia de circuitos; programa de computador; organismos geneticamente modificados. |
Rede |
(PA+M+DI+C+TC+PC+OGM) |
90
|
MEC |
PERCENTUAL DE AÇÕES DE EXTENSÃO COM PARCERIAS INSTITUCIONAIS VIGENTES |
PERC_AEP |
Mensurar a porcentagem de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço) executadas no âmbito de convênios, contratos e acordos institucionais. |
Rede |
(NACCA/NAE)*100 |
91
|
MEC |
PERCENTUAL DE ESTUDANTES ENVOLVIDOS EM AÇÕES DE EXTENSÃO |
PERC_NEE |
Mensurar a porcentagem de estudantes envolvidos em ações de extensão, independente da modalidade (Projeto, Programa, Evento, Curso e Prestação de Serviço). |
Rede |
(NEE/NTE)*100 |
92
|
MEC |
PERCENTUAL DE RECURSOS FINANCEIROS DO ORÇAMENTO ANUAL PÚBLICO APLICADOS EM EXTENSÃO |
PERC_OAE |
Mensurar o percentual de recurso financeiro anual destinado para o desenvolvimento de ações de extensão (independentemente da modalidade: Projeto, Programa, Curso, Evento ou Prestação de Serviço). |
Rede |
(OAE/OTI)*100 |
93
|
MEC |
PORCENTAGEM DE PROJETOS DE PESQUISA APLICADA - % PPA |
PERC_PPA |
Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de projetos de pesquisa aplicada,
desenvolvidos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como pressupõe o inciso VIII do Art. 6° da Lei 11.892/2008, que especifica, como finalidade e característica dos Institutos Federais, “realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico”. |
Rede |
(NPPA/(NPPB+NPPA))*100 |
94
|
MEC |
PORCENTAGEM DE SERVIDORES DESENVOLVENDO PROJETOS DE PESQUISA |
PERC_NS |
Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de servidores e servidoras envolvidos em projetos de pesquisa (aplicada e básica), seja como coordenador, orientador, coorientador ou membro da equipe de projeto registrado. A participação do servidor em projetos deverá ser contabilizada uma única vez, independente do quantitativo de projetos que ele participe. |
Rede |
(NSPP/NS)*100 |
95
|
MEC |
PORCENTAGEM DE ALUNOS DA INSTITUIÇÃO ENVOLVIDOS EM PROJETOS DE PESQUISA |
PERC_NAP |
Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico
(integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto
sensu, envolvidos em projetos de pesquisa básica e aplicada executados no ano anterior. |
Rede |
(NAPPP/NA)*100 |
96
|
MEC |
PORCENTAGEM DE ALUNOS PROVENIENTES DAS AÇÕES AFIRMATIVA DA INSTITUIÇÃO ENVOLVIDOS EM PROJETOS DE PESQUISA |
PERC_NTAFPP |
Este indicador tem como objetivo mensurar a porcentagem de alunos e alunas do nível técnico
(integrado, subsequente, concomitante), de graduação, das pós-graduações lato sensu e stricto
sensu, provenientes das ações afirmativas da Instituição, envolvidos em projetos de pesquisa
básica e aplicada executados no ano anterior. |
Rede |
(NTAFPP/NTAAA)*100 |
97
|
MEC |
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA |
NPB |
Este indicador tem como objetivo quantificar o número de artigos, livros, capítulo de livros e
trabalhos de congresso publicados pelos servidores, no ano anterior, como referência. |
Rede |
(NAr+NL+NCL+NC) |
98
|
MEC |
PERCENTUAL DE INVESTIMENTO REALIZADO EM PESQUISA, PÓSGRADUAÇÃO E INOVAÇÃO, ORIUNDO DE CAPITAL E CUSTEIO |
PERC_TAFPPI |
Este indicador tem como objetivo mensurar o percentual de recurso financeiro investido, oriundo
de custeio e capital, para o desenvolvimento de pesquisas aprovadas em editais institucionais,
na pós-graduação e no ecossistema de inovação, em relação ao orçamento total de capital e
custeio da Instituição. |
Rede |
(TAFPPI/OCC)*100 |